Grupos & Movimentos
APOSTOLADO
DE ORAÇÃO
História:
​
É um movimento muito antigo na nossa paróquia. No inicio era só para as pessoas mais velhas, mas hoje em dia conseguem ter pessoas de todas as idades. Tem como objetivo viver e passar um pouco a história de Jesus e assim melhorar um bocadinho a comunidade onde estamos inseridos. Juntam se para rezarem uns com os outros e também porque gostam de estar juntos. Tem como principal objetivo defender a “imagem” do católico e mostrar aos não crentes que é bom ter Jesus nas nossas vidas. Fazem tudo com o coração e não pedem nada em troca. Posto isto, eles ajudam as pessoas mais velhas da nossa comunidade fazendo-lhes os recados, indo lá a casa rezar com eles, fazem-lhes as refeições que essas pessoas já não conseguem fazer e ajudam nas tarefas domésticas das mesmas. São um grupo aberto a toda a comunidade que queira fazer parte do mesmo.
FILHOS DE MARIA
História:
O grupo Filhos de Maria foi criado há 11 anos, tendo como principal objetivo a realização de peregrinações. Anualmente, este grupo organiza peregrinações a Fátima proporcionando à comunidade a oportunidade de fazer este percurso de crescimento espiritual, convívio e confraternização. Para além destas peregrinações habituais, já foram também feitas outras peregrinações a Santiago de Compostela (Espanha) e ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa (Viseu), entre outros.
​
MOVIMENTO DE ORAÇÃO
E REPARAÇÃO
História:
RENOVAMENTO
CARISMÁTICO CATÓLICO
História:
​
O Renovamento Carismático Católico nasceu durante um retiro de estudantes da Universidade Duquesne de Pittsburgh (Pensilvânia – EUA), em 1967, onde se começou a reler e meditar sobre os Atos dos Apóstolos, e onde se começou a rezar, pedindo a Efusão do Espírito Santo. Hoje está presente em mais de 200 países, com mais de 120 milhões de membros.
Em Portugal, esta presença poderosa e eficaz do Espírito Santo manifestou-se no dia 6 de novembro de 1974, em Fátima e é, atualmente, vivida por mais de 5000 pessoas com gratidão, alegria e entusiasmo nos mais de 350 grupos de oração, que se reúnem semanalmente por todo o país.
Na Amadora, este grupo já existe há vários anos. Surgiu na Igreja Matriz, em 2006, e posteriormente foi trazido para a nossa Capela, por um grupo de cerca de 30 pessoas.
Missão e Objetivos:
A Renovação Carismática Católica (RCC) é uma “corrente de Graça” oficial eclesial da Igreja Católica Apostólica Romana (Papa Francisco), que permite fortalecer e reconhecer uma relação de amor com Cristo, com razões para confiar Naquele que tudo pode e para quem não há impossíveis.
Nas nossas reuniões chamadas "Grupos de Oração", nos nossos encontros e nos nossos retiros praticamos músicas de louvor, adoração e são realizadas pregações e palestras. Seguindo sempre a Bíblia, o Catecismo da Igreja Católica e todas as demais diretrizes da Igreja Católica.
Defendemos que Jesus tem o poder de libertar e perdoar pecados e que, para isso, basta que o homem se arrependa diante Dele e que procure a prática do Sacramento da Reconciliação (Confissão). Temos também uma forte devoção à Santíssima Virgem Maria, de quem procuramos Intercessão junto a Jesus e de quem queremos seguir o modelo de entrega, esperança e confiança no Deus criador.
Através da oração e da adoração, sentimos a presença poderosa e eficaz do Espírito Santo, o que nos leva a experienciar a descida do Espirito Santo sobre nós, tal como aconteceu com os apóstolos. O Espírito Santo, que falou pelos profetas, que inspirou os autores sagrados, que dá a vida, que cria e renova todas as criaturas e todas as coisas, desce sobre nós, destruindo o medo e a dúvida e faz de nós instrumentos de cura dos enfermos, de libertação dos oprimidos, de pacificação dos atribulados, de fortalecimento dos desanimados, de consolo dos tristes, de conforto dos que sofrem, de luz para os desorientados, de ânimo para os abandonados, faz de nós canais da graça e de bênção, de milagres e prodígios em nome de Jesus Cristo.
Ensina-nos a (re)descobrir os sacramentos, como gestos pessoais de Jesus para comunicar a vida nova e anunciar a salvação.
Desperta em nós um novo gosto pelas Escrituras, para rezar e viver a Palavra de Deus, que é viva e eficaz. Leva-nos a uma nova experiência de oração, um diálogo na adoração silenciosa até ao louvor mais apaixonado, através da dança, do canto, de todo o corpo.