top of page

Jovens

ESCUTEIROS

escuteiros.jpg

Coordenação: Suzete Melo

Atividades: Sáb | 16h00

 

Contacto: 

paroquia.falagueira@sapo.pt

21 493 22 24

História:

 

O Escutismo na Falagueira nasce a 26 de Novembro de 1995 através da criação de um grupo de Escuteiros da Europa.
Já em 2000, e por vontade dos chefes da altura, existe uma passagem dos Escuteiros da Europa para o Corpo Nacional de Escutas. Para isso somos integrados no Agrupamento 1128 de Belas que funciona como Agrupamento Monitor.
Após os Chefes realizarem as suas formações de Dirigente, em 26 de Junho de 2004, é filiado o Agrupamento que tem o número 1264.

Desde essa altura o Agrupamento conta com 6 Chefes de Agrupamento que dirigiram os destinos deste grupo e mais de 200 atividades realizadas tanto a nível local, como regional, nacional e internacional.
O Agrupamento conta com 4 secções que estão destinadas a cada faixa etária, Lobitos para crianças dos 6 aos 10 anos, Exploradores para crianças dos 10 aos 14 anos, Pioneiros dos 14 aos 18 anos e Caminheiros dos 18 aos 22 anos.

 

Missão:

 

A Missão do Escutismo é contribuir para a educação dos jovens, através de um sistema de valores baseado na Promessa e Lei Escutista, ajudando a construir um mundo melhor onde as pessoas são realizadas enquanto indivíduos e onde desempenham um papel construtivo na sociedade.

 

Objetivo:

 

O nosso objetivo é ensinar os jovens a serem independentes, a terem pensamento livre, a terem confiança neles próprios, a serem sociáveis independentemente de tudo, a serem alguém com quem podemos contar, a serem tolerantes, a terem pensamento analítico, a terem valores que os abra para algo melhor. Através de objetivos pessoais definidos pelos próprios que abordam os aspetos físicos, afetivos, de carater espiritual, intelectual e social, de modo a criar um homem novo, feliz, com um projeto de vida, e que acredita em Deus.

  • Instagram
  • Facebook

SORRISO

sorriso_edited.png

Coordenação: Clara Pardal e Inês Paulino

Reuniões: Sex | 21:30

 

Contacto: falagueira.sorriso@gmail.com

História:

 

O Grupo Sorriso surgiu em novembro do ano 2000. Fundado por um grupo de jovens que ao terminar a catequese sentiu a necessidade de se fazer presente na comunidade.

 

Mandamentos:

 

O grupo tem como base Três Mandamentos:

  1. Servir a Comunidade Paroquial em vários sentidos e da melhor forma possível;

  2. Garantir sempre a presença da alegria e da juventude na Paróquia;

  3. Respeitar todos os elementos do grupo, da comunidade em geral e atuar sempre com humildade e sinceridade.

 

Atividades:

 

Seguindo estes princípios, têm vindo a participar em inúmeros Festivais da Canção Juvenil, Festas da Catequese, Via Sacras e Noites de Oração, trabalhando em conjunto com a comunidade no que deve ser a vida em comunhão.

Juntaram-se em oração em Taizé, Santiago e Cracóvia, por cá participam nas Jornadas Diocesanas da Juventude e marcam lugar nas Jornadas Vicariais.

Sempre virados para a vida em comunidade, no sentido de ajuda ao próximo, o grupo trabalha em parceria com os restantes grupos da paróquia na recolha de bens materiais e alimentares de modo a apoiar às famílias mais carenciadas da nossa sociedade.

As suas reuniões realizam-se todas as sextas-feiras às 21h30 no Centro Paroquial, e todos os jovens com mais de 14 anos que têm ou queiram ter uma vida ativa na Igreja estão convidados a aparecer.

  • Facebook
  • Instagram

SAL DA TERRA

sal.png

Coordenação: Catarina Arranhado,

Pedro Costa e Rita Marques

Reuniões: Sáb | 21:30

 

Contacto: saldaterra.falagueira@gmail.com

HISTÓRIA

O grupo nasceu da vontade de ser mais, de ser Sal da Terra e Luz do Mundo, tal como na passagem bíblica “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal perde o sabor, com que poderemos salgá-lo? Não serve para mais nada; só serve para ser lançado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida numa cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada para a colocar debaixo de uma vasilha, mas sim para a colocar num candeeiro, onde brilha para todos os que estão em casa...” (Mateus 5 13-16). O Sal da Terra surgiu de uma ideia de duas jovens da Paróquia que queriam trazer algo de novo e de diferente para todos os jovens. Este grupo é recente na Paróquia, tendo apenas alguns meses de existência.

 

MISSÃO

O grupo Sal da Terra pretende ser um grupo dinâmico capaz de trazer novas realidades aos nossos jovens e ajudar a dinamizar e apoiar a nossa paróquia. É importante referir que existe uma estrutura organizada enquanto grupo, mas que em relação a todas as dinâmicas de voluntariado, sensibilização e missão, estas estão abertas a todos os jovens da paróquia. Jesus pede-nos que sejamos sal da terra e que não escondamos a luz de Cristo que brilha em nós. É a isso que nos propôs: Salgar com um sal sem impurezas, salgar com o amor de Cristo e a Palavra que Ele nos deixou. Uma das nossas ambições será ter a Beata Maria Clara do Menino Jesus como nosso exemplo, sendo que é, dos nossos maiores exemplos de amor ao próximo. Por esta razão, um dos símbolos do grupo é a lucerna, por dois motivos: como símbolo da nossa patrona e como complemento do nome do grupo pois pretendemos ser Sal da Terra, e Luz do Mundo. Por fim, pretendemos tomar a sua frase como um lema de grupo: “Onde houver o bem a fazer, que se faça”.

 

OBJETIVOS

  • Erguer pontes entre a religião, a sustentabilidade e a missão;

  • Queremos desenvolver junto dos jovens a mentalidade e a urgência em cuidar do bem mais precioso que Deus nos deixou, aquele em que habitamos;

  • Como fundamento pedagógico e de formação, pretendemos utilizar duas ferramentas que consideramos fundamentais: a encíclica sobre o meio ambiente e a Agenda 2030 (juntamente com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável).

  • Utilizar as ODS como ferramenta para a realização de missão e voluntariado;

  • Mostrar aos nossos jovens que fazer missão não é simplesmente viajar para outro país e levar alguns ensinamentos e trazer sorrisos e abraços, mas que a verdadeira missão começa dentro da nossa paróquia, com o voluntariado, o apoio, a animação com as crianças, entre outros.

    Movimento Say Yes

    IMG_9376.jpg

    Coordenação: Joana Barreiro

    Reuniões: Sábados | 16h30

     

    Contacto: catequese.da.paroquia.falagueira@gmail.com

    HISTÓRIA

    O Movimento Say Yes é muito jovem. Nasceu em outubro de 2020, em plena Pandemia.

    Tendo por base o Projeto Say Yes que atualmente se traduz como o conteúdo programático da catequese da adolescência (7o, 8o, 9o e 10o anos) e conscientes do papel fundamental da Catequese enquanto meio de ajuda e conhecimento da Pessoa de Jesus Cristo, da Sua Palavra, a coordenação da Catequese propôs um caminho comum aos diversos grupos da nossa Paróquia.

    Mantendo cada grupo a sua especificidade, objetivos e finalidade, o Movimento Say Yes surge como uma forma de operacionalizar e ajudar na concretização de um objetivo comum - seguir rumo á JMJ Lisboa 2023.

     

    MISSÃO

    O Movimento Say Yes, pretende, acima de tudo ser um movimento de mãos dadas entre a Pastoral Catequética, a Pastoral Juvenil e qualquer outro grupo que se queira comprometer com este objetivo de seguir até à JMJ Lisboa 2023.

     

    OBJECTIVO

    Unir os grupos de catequese da adolescência num trabalho comum de conhecimento das Jornadas Mundiais da Juventude com especial orientação para a preparação e vivência da Jornada Mundial da Juventude Lisboa em 2023;

    • Instagram
    bottom of page