Liturgia
ACÓLITOS
História
O Grupo de Acólitos da Paróquia da Falagueira nasce com a criação da Paróquia. Até 1982 a Falagueira pertencia há Paróquia da Amadora.
Historicamente os Acólitos são vistos como os discípulos na Última Ceia, dia da instituição da Eucaristia. É por isso esta a celebração mais marcante para qualquer acólito é a missa vespertina da ceia do Senhor e o lava-pés na quinta feira santa.
O Serviço ao Altar é a garantia que o decurso de uma celebração se faz em harmonia, garantindo que celebrantes e fieis possam estar unidos na mensagem e na adoração que nos é transmitida pela Eucaristia.
Organização do grupo
O grupo divide-se em cinco sub-grupos:
Grupo de Noviços – São todos os elementos que pretendem vir a ser acólitos pelo que ainda não estão investidos;
Grupo de Aspirantes – Elementos que têm menos de 5 anos de acolitado;
Grupo Juvenil – Têm menos de 16 anos de idade;
Grupo Júnior – Têm de tem mais de 16 anos idade e menos de 8 anos de acolitado.
Grupo Sénior – Têm de ter no mínimo 8 anos de acolitado e mais de 16 anos de idade.
Já foram muitos os responsáveis deste grupo de Acólitos, sendo que, e pensando a partir de 1986, tivemos como responsáveis: Sr. Bandeiras; João Agostinho; Sr. Monteiro; Contante Rodrigues; João Barbosa; Manuel Ferreira; Carlos Martins; Diogo Albuquerque; Pedro Martins; Mickael Ferreira.
O grupo de acólitos tem uma dinâmica e rotinas muito próprias pensando no serviço do altar e sua dignificação mas também em ajudar os rapazes da paróquia no discernimento vocacional.
Normalmente as reuniões são realizadas aos sábados como momentos formativos, havendo ainda reuniões preparatórias para todas as grandes celebrações do calendário litúrgico.
​
​
CORO SÁB 18h30
Coordenação: Catarina Arranhado
Ensaios: Sáb 17h00
Contacto:
corojovem.falagueira@gmail.com
​
​​
História
O coro jovem das 18h30 teve o seu início no ano de 1990. Começou por ser uma proposta feita pelo Padre Castelão ao Sr. António Lopes (um dos responsáveis pelo Grupo de Jovens daquele ano) para animar as missas de sábado. A proposta foi aceite pelos jovens.
O coro foi dirigido por Susana Carvalho Sales. Nessa altura o coro era constituído pelo Sr. António que tocava órgão, Tóni (seminarista da Consolata) que tocava viola com Filomena, as vozes Carla Roberto, Paula Roberto, Cristina Mendes, Luísa Fialho, Rute Fonseca, Ana Cristina Pires.
Mais tarde, por volta do ano de 1993, por motivo da saída de Susana Sales, do Sr. António, Tóni e Filomena, o coro ficou a ser dirigido por Cristina Mendes, as organistas Rute Fonseca e Luísa Fialho, e nas violas Paulo Perico, Nuno Gonçalves e Eduardo Duarte. Nesta data, o coro contava também, com as vozes de Rute Margarida Gonçalves e de Carla Pires.
Em 2000, o coro passou a ser dirigido por Carla Pires. Em 2003, o coro passou a ser dirigido por Sandra Barreira.
Em 2018 e até à presente data, o coro é dirigido por Catarina Arranhado.
​
Principais atividades
​
-
Cantar em casamentos, Batizados, Primeiras Comunhões, Profissões da fé e Crismas;
-
Participar nos Festivais da Vigararia da Amadora, tendo ganho alguns prémios;
-
Animar Festas da Paróquia;
-
Animação em Hospitais;
-
Animar lares de idosos, principalmente no Natal.
​
Número de elementos atuais: 20 elementos.
Admissão de novos membros
Para se juntarem ao nosso coro, basta serem jovens católicos, que gostem e que queiram cantar ou tocar algum instrumento. Também se podem juntar a nós crianças com mais de 7 anos.
​
CORO DOM 9h30
Maestrina: Teresa Cardoso
Ensaios: Sáb 15h00
Contacto:
paroquia.falagueira@sapo.pt
21 493 22 24
​
​
​
​
História:
​
CORO DOM 11h00
História:
​
GRUPO DE LEITORES
História:
O grupo existe na nossa paróquia desde que há memória.
As reuniões decorrem todas as sextas às 21:00 com o objetivo, não só de preparar as leituras de domingo, como também de fazer uma partilha comunitária daquilo que as leituras transmitem.
A sua missão é a proclamação da palavra do Senhor “para que esta encontre eco no coração de cada um”.
MINISTROS
EXTRAORDINÁRIOS
DA COMUNHÃO
História:
​
MINISTROS
EXTRAORDINÁRIOS
EXEQUIAS
História:
​